O Bitcoin tem se tornado um dos temas tecnológicos e financeiros mais discutidos na internet nos últimos anos. Isso se deve a chamada, narrativas transmidiaticas, que nada mais é do que a disseminação de uma informação em várias plataformas online. Ou seja, é o uso de redes sociais, portais online e outros meios para publicar alguma informação, com a finalidade de abranger pessoas interessadas e semi-interessadas no mesmo assunto.

Deste modo a internet tem se tornado o principal veículo de informação a respeito das moedas virtuais e principalmente do Bitcoin. Com isso, é muito fácil deturpar um texto, fazendo com que uma informação errônea chegue às pessoas. Ou ainda pior, é o caso de espalhar notícias tendenciosas, condicionando o Bitcoin a uma atividade criminosa.

Podemos exemplificar isso que expliquei acima a uma informação noticiada no início desta semana. A notícia se deu a respeito da desvalorização do Bitcoin nos últimos meses. A revista online Veja, explica que atualmente a criptomoeda têm desvalorização inferior apenas ao bolívar, da Venezuela.

Infelizmente quando um portal de notícias publica informações nesse contexto, é uma grande preocupação para comunidade Bitcoin. Ao longo de anos está sendo travada uma luta constante para que haja aceitação das moedas virtuais. Aceitação por parte do governo e pela população em sua grande maioria.

Veracidade das informações

Quando se trata de internet, devemos estar cientes que podem ocorrer alterações corruptas e até informações que não condizem com a verdade. Sendo assim, fica como alerta, é importante conferir os fatos em mais de um veículo de comunicação, se possível.

Fica como observação, que todos os artigos postados no blog da FXCBit, possuem vertentes de várias fontes de informações. Entre estes, consultamos portais online brasileiros e internacionais, para trazer o melhor conteúdo, objetivo, coeso e com exatidão.

André Soares/Equipe FXCBit